quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vagas Divagações

O Krum acabou de postar no blog dele uma coisa que me acendeu uma lembrança que há muito havia esquecido...

"Uma vez quando ainda estudava Astronomia, a gente parou pra discutir o problema do tunel pra China...

Ignorando o fato da temperatura e das altas pressões do manto e do nucleo terrestre, fazendo um túnel perfeitamente reto com diâmetro suficiente pra uma pessoa cair confortavelmente e desprezando a resistência do ar, o cara que se joga no tunel jamais conseguiria sair pela outra extremidade.

Isso se explica graças à gravidade. Ela te atrai sempre pro centro da Terra ( e diminui com o quadrado da distância). Porém, quanto mais perto do centro da Terra, menor a gravidade porque menor é a massa que está "abaixo" de você pra te atrair. Porém, como você está em queda livre há pelo menos 6300km, tem uma velocidade considerável quando passa pelo centro. Uma vez passado o centro, a gravidade volta a agir, te atraindo de novo. Quando chegamos à borda chinesa do buraco, a velocidade zera e vc volta a cair pro centro, num movimento oscilatório harmônico simples (e eterno).

Em se considerando a resistência do ar, movimento se torna amortecido e um dia vc vai parar exatamente no centro de gravidade da Terra onde incrivelmente a gravidade é zero, visto que o centro da terra e um ponto e pontos não possuem volume, tampouco massa. Sem massa, sem gravidade.

Resumo da ópera: NERDS. Eles estão por toda a parte. E somos maioria... "

3 comentários:

Ana Carolina disse...

Seu nerdzão! Depois vc tem a coragem de dizer que a sua priminha aqui que é nerd! Ah para né xD Vou jogar meu WoW aqui... ahsuahsuahus

Luciano PR disse...

hsauhsuahsuhausa isso que é ir afundo numa brincadeira de criança hein xD

Anônimo disse...

Bom você é um nerd, mas eu já desconfiava disso há algum tempo.

beijo