terça-feira, 30 de setembro de 2008

Machadão é 100!!!


Eis que ontem e hoje ocorreu no Museu de Arte Murilo Mendes da UFJF o Ciclo Machado de Assis 100 anos. Deveras motivado pela minha querida e estimada professora de Literatura que muito gentilmente prestigia este obscuro blog ( e que não deu as caras pelo museu) fui desvendar os mistérios do Universo Machadiano e suas vertentes.

Porém antes, querido leitor, peço que faças uma indagação íntima: O que demônios um infeliz como eu vai fazer num ciclo de palestras como este? Já lhe respondo. Gosto do tio Machado. O danadinho escrevia bem! E fui!

Assaz pertinentes todos os aspectos levantados durante todo o ciclo. Estudos psicanalíticos sobre as personagens masculinas em "Dom Casmurro", "A Cartomante", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e outros. Típica situação em que um ex-estudante de Astronomia literalmente "viaja". Sorte a minha que minha última namorada era psicóloga e detestava o tio Sigmund (Freud) e estava sempre comparando a psicanálise à terapia cognitivo-comportamental. Menos mal para mim.

Houve também discursos sobre o ciúme nas obras de Machado e sua distinnção em estilos literários. O concenso foi que Machado tem um estilo único e que, na minha parca opinião, é único, exclusivo e que ninguém faz igual. Embora muitas opiniões convergissem no fato em que este estilo já existia há mais de 2000 anos, provindo dos Árabes.

Nem romântico, nem realista/humanista. Machado de Assis é único. Quem lê se apaixona e viaja em seus devaneios, procurando explicações cujas respostas se foram há 100 anos.

Nos resta especular.

5 comentários:

Théo, Theobaldo, Theotonio, Theófilo... disse...

Machado é foda msm, eita cabra porreta!

Bons tempos de blog da galera com Dead Marley e nossas 8 leitoras q eram em sua maior parte minhas amigas de cursinho e msn... Hahahaha!

Mas enfim, é a vida... Cada um com seu estilo agora, e o Leo bombando com o blog dele, tem o blog de contos tb, estamos bem variados...

Cara, churrasco lá em casa dia 18/10! Sem desculpas pra ficar em JF dessa vez! Abraço!

Mariana Mendes . disse...

Uau! Então deve ter sido bom meesmo! =D
Pena que eu tive que compensar o domingo e não pude ir...

Beijoo
=D

juliana g. disse...

Por favor, perdoe vossa professora que caiu de cama na segunda feira com uma virose presenteada em véspera de viagem!
:/
A recuperação foi difícil, como deve ter notado o quanto ela estava animada e bem para dar aulas durante a semana!

Que bom que você foi e gostou! Agora, nos resta esperar os próximos 100 anos dele! rs

Wil disse...

Tá explicado por que a Ju não foi então... Logo você que estava toda animada... Odeio viroses. ficava gripado todo mês quando trabalhava no planetário por conta do ar condicionado...

A virose também explica a parte das vacas durante a aula???

juliana g. disse...

a virose explica tudo! rs :)