domingo, 21 de novembro de 2010

A arte do pouso

Foto: Final para pouso no aeroporto de Punta Cana - República Dominicana

É o que dizem por aí ( bem clichê, por sinal): "Se voar é uma arte, pousar é um ato de amor"

Na teoria parece bastante simples: "você avista a pista, entra em contato com a Torre, ela autoriza a aproximação. Mantenha uma altitude de mais ou menos 1000 pés numa rota paralela à pisa, com a ponta da asa passando exatamente sobre ela no seu visual. Velocidade pouco acima do pré-estol.

Quando o fim da pista passar pelo seu conjunto de cauda (ou você contar até 20), corte o motor, reduza o passo, baixe trem de pouso e flaps, e comande uma curva moderad usandoo leme em direção à cabeceira.

Enquanto isso, cheque altitude, velocidade, climb rate entre -5 e -10 pés/segundo numa final suave com um motorzinho de leve pra manter tudo nos conformes, se necessário.

Quando passar pela cabeceira ( a uns 20, 30 pés de altitude), cabre lentamente atéo nariz se elevar uns 5 graus acima do horizontee seu climb rate diminuir para quase zero.

As rodas tocam o chão de forma suave e você rola lentamente até a saída auxiliar mais próxima. Aplausos ao fundo. Missão cumprida e todos felizes".

Agora, na prática a coisa muda de figura. Rola térmica de cabeceira, ventos de través, tráfego na pista, mau tempo e o fator cagaço que fode com tudo.

É o que eu estava discutindo ontem com a Adriana pelo MSN lá pelas tantas da noite. A gente faz todo um procedimento, achando que tá tuuudo certo e, quando chega na final do pouso, dá tudo errado. Eu tô nessa há uma semana. Num sei se meto as caras, dou aquela glissada básica que faz o coração sair pela boca e reza pra chegar no chão inteiro ou aborto o pouso, dou mais uma volta no circuito e tento de novo ( com o risco de perder minha vez no tráfego).

Foto: Antonov An-124-100 Ruslan glissando em pouso

É como eu disse antes: fator cagaço é uma merda. Vai dar um trabalho miserável e incerto se eu errar e ter que recomeçar tudo ainda mais faltando menos de 1 mês pras férias e a visibilidade é baixa. Vamo ver no que vai dar...

Ps.: Homem pantufa o c!@#$%&arallho!

3 comentários:

Luciano PR disse...

certas decisões não podem ser prorrogadas por muito tempo não é mesmo. Mas chegando no final tá tudo certo!!

Ana Carolina disse...

É primo, nem tudo sai como a gente quer, não é mesmo?? Se der uma coisinha errada e a gente não souber contornar, fode TUDO de vez .-.

Anônimo disse...

essa metafora é em relação em chegar ou não chegar na menina da camisa??
Will, vai dar tudo certo, pousa logo esse avião ^^